A mulher que não consegue engravidar vive um luto de não conseguir realizar algo que faz parto da realidade feminina.
A cobrança da sociedade acaba sendo cruel e lembra a mulher, o casal, todo o tempo sobre a situação.
Ao escutar comentários como:
"Quando você parar de viver isso, você engravida".
Não ajuda!
Faz com que a mulher tenha emoções e sentimentos ambivalentes.
O casal vive um misto de ansiedade e medo ao iniciarem a jornada da reprodução assistida. São inúmeros exames, procedimentos, tentativas... que nem sempre resulta em sucesso.
E começa tudo de novo...
Algumas mulheres ficam mais isoladas para evitar o sofrimento tendem a não quererem encontrar com pessoas que falem sobre isso, a questionem ou até mesmo pessoas que tenham filhos ou mulheres grávidas.
Assim, essa mulher acaba vivendo para o tratamento, buscando mais informações e assuntos em torno do processo de engravidar.
O acompanhamento psicológico é importante para esse casal para ter um espaço de escuta, acolhimento, para poderem falar sobre todo processo, lidando com frustrações, expectativas, ansiedade, medos e aprendendo a arte da resiliência.
Terapia não é só para mulheres grávidas!
Não é só para mães!
As mulheres que não conseguem engravidar por algum motivo vivem um caos emocional e pode gerar uma depressão, uma ansiedade e que vai refletir em todas as áreas da vida dessa mulher:
- no casamento
- nas amizades
- no trabalho
É como se a mulher começasse a se sentir incompleta...
E isso pode influenciar em mudanças de comportamento: evitar sair para não encontrar com mulheres grávidas ou crianças, para evitar cobranças ou questionamentos, por já não encontrar alegria no que antes a fazia feliz...
Pode perceber que já não tem tantos objetivos de vida assim, não tem mais muita motivação para fazer as coisas que antes gostava.
O terapeuta pode dar apoio para lidar com esses sentimentos, essas angústias, medos, ajudar você a dar no significado para essa situação, analisar com clareza futuras decisões, enfim a lidar com esse momento de vida.